04/08/2011 10:22

TIPOS DE BRECKETES

ORTODONTIA - BRECKETES

     aparelho-dentario-Damon-Systembrackets-damon-system

Pela figura, o aparelho dentário do tipo Damon System usa um método diferente para “prender” o fio. Enquanto que o aparelho convencional faz uso dos elásticos, o Damon System não, os brackets são auto-ligantes, isto é, o fio é preso aos brackets através de uma “portinhola” pré-existente em cada bracket.

Você nem imagina a diferença que isso faz! Mais adiante veremos o porquê desta pequena inovação e as suas enormes vantagens.

Para além disso o “fio” é totalmente distinto. Neste aparelho o fio tem memoria. É fácil de perceber, o fio quando fica à temperatura da sua boca toma o formato que o seu ortodontista pré-determinar no sentido de alinhar os seus dentes. Isto permite um alinhamento mais controlado e rápido. Inovador certo!

 

Os aparelhos autoligados são assim tão eficientes porque não necessitam de ligaduras elásticas ou metálicas. Isso diminui o atrito entre o fio e o bracket enormemente, permitindo a aplicação de forças super leves, o que é ideal para uma excelente movimentação ortodôntica, além de trazer mais conforto ao paciente. O mecanismo também diminui o número de consultas necessárias, uma vez que devemos deixar o aparelho “trabalhar” de forma mais contínua. As consultas também são mais rápidas, devido à facilidade em se trocar os fios.

A maior desvantagem ainda reside no custo, bem mais alto que os aparelhos convencionais. Uma indústria nacional, a Aditek, iniciou recentemente a fabricação deste tipo de aparelho, mas na nossa opinião, ainda é necessário mais estudos clínicos para avaliarmos sua eficiência. Mas já é um grande passo para que o custo diminua.

Embora seja mais caro, achamos que o investimento compensa, pelos benefícios que pode trazer. Se você tiver alguma dúvida ou curiosidade sobre esses aparelhos, não hesite em nos perguntar.

Cerâmica + autoligável

Empresas como a GAC e a Ormco lançaram brackets autoligáveis estéticos, combinando a cerâmica com clips de níquel-titânio. Obviamente, os clipes continuam aparecendo, mas com certeza são peças bem mais discretas que seus pares, construídos exclusivamente em metal. O clip do In-Ovation C (GAC) é revestido de Rodio, que o deixa mais discreto que o da ORMCO.

 

Bracket autoligável estético da GAC

Bracket autoligável estético da GAC

 

Damon System estético

Damon System estético

A etapa de colagem de braquetes em Ortodontia é de fundamental importância para promover

o movimento dental desejado. Para que sua execução tenha sucesso, há a necessidade de

escolha entre diversos materiais disponíveis, com a seleção daquele mais indicado para cada

paciente, e a técnica de colagem PARA GARANTIR UM SORRISO PERFEITO.

—————

Voltar


Contato

ODONTO LUCK

R.Professor Clemente Ferreira , 1774 sala 301 - Bangu
Rio de janeiro
21810-142


(21) 3335-6711